Trilhas

Torres RS/ SC

Apresentamos nossos Geossítios, ou melhor dizendo, os tesouros pelos quais a cidade de Torres faz parte dos Geoparques, sendo território Unesco. Turistas do mundo inteiro passam por aqui para apreciar esses museus a céu aberto! 

Parque Estadual Itapeva 

O Parque Estadual Itapeva é uma Unidade de Conservação e fica a 2km das Tribos Livres! Com área de 998,06Ha, tem papel importante desenvolvendo projetos de educação ambiental nas escolas e, durante a temporada de verão, é desenvolvido o Projeto Verão: Educação e sensibilização ambiental. O projeto consiste em realizar a trilha do Morro de Itapeva, onde o visitante recebe informações sobre as características da Unidade de Conservação, flora e fauna associada a cada ambiente, que contém dunas, vegetação de restinga, campos secos e alagados, banhados e turfeiras e Mata Paludosa (floresta formada sobre solos bastante úmidos). Conserva um dos últimos remanescentes da paisagem característica da planície litorânea do Estado. A trilha é em mata fechada e oferece ao final dela uma vista panorâmica do mar do alto das dunas.

Agendamento de Trilhas de segunda a sexta pelo Whatsapp ou Telefone (51)3626-3561.

Para quem é da área ambiental, é possível agendar observação de Aves, basta entrar em contato e fornecer seus dados. Garantimos que será incrível, pois já fizemos essa experiência! 

Lembre-se de ir de tênis ou sapato fechado, levar sua água, repelente e câmera para lindos registros! 

Veja mais em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/comportamento/verao/noticia/2021/01/conheca-o-parque-de-itapeva-com-trilhas-e-patrimonio-natural-local-e-diferencial-de-torres-ckju1r150001r019w6jgu9ee6.html

Parque da Guarita

Não é necessário guia turístico para fazer trilhas no Parque, basta ir seguindo as escadarias ou até mesmo informando-se pelo caminho. Há placas com detalhes sobre o local. A Guarita é glamourosa, o cartão postal da cidade, com muitas surpresas pelo caminho, um verdadeiro show de falésias! São três torres: Torre Norte, Torre do Centro (Agulha) e Torre Sul, que liga a Guarita à Itapeva.

A pedra da Guarita tem sua base formada por arenito (Arenito Botucatu) e seu ápice por basalto. O derramamento de lava basáltica que originou a formação da pedra da Guarita e das outras torres é o mesmo que formou a Serra Geral.